Chega de conversa mole!! Opine aqui no Blá Blá Blá do CEPAE!
O Blá Blá Blá foi criado pelos estagiários do curso de Ciências Biológicas com o objetivo de interagir alunos, professores e a comunidade do CEPAE em geral. Com assuntos que interessam a todos, inclusive a opinião de vocês, que aqui será valorizada.


O Blog do CEPAE contém enquetes, curiosidades, links e assuntos que são exclusivamente para VOCÊ!!

Manifeste-se aqui!

segunda-feira, 21 de março de 2011

COMER-COMER


            Já estamos a alguns dias visitando o CEPAE, mas até agora nunca tínhamos ido à cozinha. Aquele cheirinho gostoso já vinha nos chamando atenção.
            Logo quando acabou o recreio pedimos para conhecer a cozinha, e nos deparamos com algo que chamou atenção: o desperdício. Os funcionários estavam juntando o que tinha sobrado da merenda, e não era pouca coisa.
            Isso nos deu a ideia de perguntar as pessoas que estão inseridas na escola, sobre o cardápio da merenda. Será que isso acontece sempre, ou depende?
            Sabemos que salgadinhos e sanduíches são ótimos, mas que além de não ser possível ter todos os dias, também não é saudável. Mas o que vocês acham do lanche oferecido pela escola? Dos lanches servidos, o que vocês não comem de jeito nenhum? Qual é o lanche que vocês acham que mais sobra, ou seja, mais é desperdiçado?

29 comentários:

  1. É complicado. No CEPAE, atualmente, não existe 'lanche', e sim 'almoço'. Onde já se viu, arroz com peixe e salada no meio da manhã? É revoltante.

    O desperdício pode acontecer por vários motivos: vamos ávidos ao prato de comida, e com a primeira colherada, notamos um tempero ruim, mal cozimento, etc. As porções são grandes, na minha opinião. Poderia ser uma coisa pouca, balanceada, e quem quisesse ia repetir. Fala sério, perder o recreio inteiro comendo um prato de arroz+algumacoisaquenãoservedelanche não dá! Conheço alguns que pegam o prato, comem um pouco e jogam o resto fora, para irem brincar/estudar/conversar sem estar com a boca cheia.

    E outra: uma vez eu estava comendo uma galinhada e um colega me perguntou se eu ia escovar os dentes depois. Isso me fez pensar: com que tempo?? E quando o lanche é peixe, #comofas? Fica com bafo o resto do dia? Quando acaba o recreio temos 5 minutos para estar dentro da sala. Quando é que escovaremos os dentes? É pra levar a escova+creme dental para o recreio? E aí, vou estar com as mãos ocupadas, como vou lanchar?

    Ai, acho que falei demais. Deixa o resto pra galera.

    Beijos,
    Miriam Pires, 3º ano "A".
    http://bookerqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o lanche oferecido pela escola nao é nada mal, apesar de na maioria das vezes nao consumi-lo . Provavelmente, o lanches que mais se perdem sao aqueles considerados ''pesados'' para o horário que são servido ( ex: galinhada .etc) o tipo de coisa que eu nao como é esse .. pesado... acaba dando aquele sono depois do recreio .. sabem como é né rsrs !

    ResponderExcluir
  3. Não, tenho que me manifestar de novo. Sabem o que foi o lanche hoje? Arroz 'branco' + ovo. Ovo. OVO! Pasmem! Esse foi o lanche! E acho que nem salada tinha. É ou não é pra morrer?
    Como é que lancha? É como minha mãe disse: "Não lancha."

    Aí temos que recorrer aos alimentos industrializados do Roni, riquíssimos em sódio, gorduras e tudo mais; aos alimentos vendidos pelos colegas (que eu sempre duvido da higiene, armazenamento, etc). Mas é isso ou desmaiar de fome. E aí a Beth vai te fazer beber arnica/passar arnica na sua barriga/fazer alguma outra coisa com ARNICA. Ela diz que, como não dá pra dar remédio pros alunos, ela faz placebo. Juro, essa arnica gera altas piadas, uma melhor que a outra. De qualquer forma, acho que, como disse hoje depois do recreio, vou começar a fazer fotossíntese. Viver de luz, água e calor é o que há!

    ResponderExcluir
  4. eu acho muito vandalismo essas pessoas pinchrem o banhero que de todas as pessoas usarem

    ResponderExcluir
  5. oi eu sou o murilo do 7ºa e quase todos os dias tem um lanche gostoso só não gosto quando é peixe mas o resto ta valendo.

    ResponderExcluir
  6. nessa escola o lanche so e galinhada podia fazer um lanche mais diferente

    ResponderExcluir
  7. NA hora DO recreio no colégio aplicação ,poderia ter,,:MAIS opções PARA OS estudantes se divertirem nos minutos vágos ex:mesa de pingue-pongue,músicas,vôlei,e entre outross...ééé
    na minha opinião e perante meus amigos que estudamos aqui ,seria muito divertido para todos
    TEMOS DIREITOO,POIS PAGAMOS NO FINAL DO ANO $60,00 IMAGINA AJUNTAR OU MUTIPICAR COM MAIS DE 300 ALUNOS RUMMMM

    ResponderExcluir
  8. No cepae não da lanche mais sim almoço.

    ResponderExcluir
  9. No cepae não da lanche mais sim almoço.

    ResponderExcluir
  10. Os lanches podiam ser melhor né ? E também podia trocar os uniforme e por cor de preto !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. O lanche da escola devia mudar pq eu ja toh enjoado quase todo dia é galinhada.
    Podia mudar pra:

    -Pizza
    - X-burger
    -Refrigerante
    -Mais fejoada (pra dar dor de bariga e o povo sair da
    dor de bariga pro povo sair da sala)

    ResponderExcluir
  12. Eu estudo no CEPAE e achei muito interessante falar do lanche.Eu acho que temos sim que melhorar o lanche,muitas vezes o arroz fica cru e quase ninguem come,mas tambem tem vezes que o lanche é sim gostoso.Um problema muito grande que vemos é a quntidade de oleo no arroz e no macarrao,que é muito grande muitas vezes nao consigo comer porque so sinto o gosto do oleo.Acho que o lanche é um assunto muito importante.

    parabens pelo blg muito sucesso

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que no CEPAE devia mudar aquele uniforme
    tah muito paia, tb podia mudar o lanche.


    galera 10 o site sucesso pra valer aee

    ResponderExcluir
  14. Ah, é, uns apelidos legais pros lanches: galinhada = ossada;
    sopa = sopóleo. Isto reflete bem como está a qualidade, né não?

    PelamordeDeus, UNIFORME PRETO NÃO! O braquinho é lindinho, dá um ar de limpeza pra pessoa, quando não está encardido! ;*

    ResponderExcluir
  15. Eu estudo no cepae a 8 anos,e sempre a maioria das vezes os lanches são: Galinhada e macarrão.Eu acho que devia mudar os lanche so que nao como pizza,x-burgue etc.acho que pode ser um lanche mais leve gostoso como:bolacha,bolo,danone,refrigerante,pao de queijo,salgadim,sucos naturais etc...Eu tambem acho que divia por a cor do uniforme de azul,verde,rosa,amarelo,vermelho...porque o Branco encarde muiitoooooooo e eu ja to injuada de brancooooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. eu acho o lanche bom mas devia moderar a gordura e coitada da galinha kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. ola galera nao da o lanche repete muito so galinhada pelo amor da coziha

    ResponderExcluir
  18. ahn tá certo qe o lanche tem q ser saudavel neh?mas TD DIA É ALMOÇO!!!!!tá certo,acho o macarrão uma delícia masfala sério!!!!quase nunca servem pão!:'(

    ResponderExcluir
  19. huahuahuahua eu queria colocar o uniforme azul q nem o do waldemar mundim é tão lindooooo enquanto o nosso é sem graçinha e difícil de lavar!

    ResponderExcluir
  20. hahahahahaha eu também acho q o lanche eh como se fosse um almoço não um lanche lanche msm eh:sanduiche,bolacha,salgadinhos e etc...tenha dó!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. ola meu nome e gustavo costa sou do 6 ano A e eu acho que as cozinheiras deveriam prestar mais atençao com os nossos lanches.
    Outro dia o professor de geografia(Elson)mandou varios grupos para cada parte da escola pesquisar sobre o lugar,o meu grupo ficou com a cozinha e pode crer e muito desorganizado,abafado e um pouco sem higiene, agradesso pela comprençao.

    Parabens pelo blog ficou de mais

    ResponderExcluir
  22. uai agnt aproveitem para almoçar, assim nao precisamos gastar dinheiro no almoçooo ;D

    ResponderExcluir
  23. oi!aqui eh a leticia do 6ºA concordo com o gustavo eu era do grupo da secretaria mas hj sexta 1 de abril serviram pão com ovo,PÃO COM OVO!!!!!!!!!!!!!!!fala séééério!

    ResponderExcluir
  24. eu fiquei bobo quando um amigo me falo q o povo da cantina, nao lava as vasilias isso é verdade pq hoje eu esperando o suco no recreio eu vi a tia do lanche so inchaguando.
    E se um macac tivesse lemido aquele copo
    eu em !

    ResponderExcluir
  25. Ainda acho que algum dia algum aluno morrerá comendo essa galinhada do Cepae. Tô falando sério, quando estudava no Cepae lembro-me de incontáveis vezes quase me engasgar ou engolir os pedacinhos de osso soltos no meio da galinhada, já pensou se perfura o estômago de alguém?

    ResponderExcluir
  26. Letícia Martins 6ºa4 de abril de 2011 às 20:47

    podem ateh servir almoço mas,chega de galinhada urgh!daqui a alguns dias de acordo com uma amiga minha,tem gente q vai tah botano ovos de tanto come galinhada!

    ResponderExcluir
  27. Letícia Martins 6ºa18 de abril de 2011 às 20:55

    ultimamente andam dando uma amenizada no lanche,salada defrutas,hot dog q é o caso do lanche de hj vou ver o lanche de amanhã e prometo q comento sobre ele,oq vcs acharam do lanche de hj?;)

    ResponderExcluir
  28. Letícia Martins 6ºa20 de abril de 2011 às 19:27

    hmmmmmmm hj foi misto quente,tentei repetir o lanche mas deu problema...acabô q o lanche nem durô -.-'

    ResponderExcluir
  29. Olá pessoal!Inicialmente, parabenizo os criadores do blog, um espaço muito legal para todos se manifestarem. Em seguida,gostaria de tbém parabenizar aos alunos pelas suas opiniões e críticas. Essa é uma das formas para as "coisas" mudarem.Porém, é importante lembrarmos que o Cepae é uma instituição que preza muito por uma formação crítica de seus estudantes. Assim, acredito que existem outras formas de conseguirmos melhorar a escola: Kd o grêmio? Está organizado? Por meio dele vcs podem fazer reivindicações. A UFG tem um curso de moda, por que os alunos não propõem à coordenação do Cepae uma parceria com a Faculdade e não mudam este uniforme. Os alunos de Moda poderiam propor alguns modelos (de acordo com o pensamento do aluno do Cepae) e os alunos se organizariam para criarem uma "banca" ou uma "eleição" para escolher a proposta melhor. Quanto ao lanche os alunos poderiam tbém se organizar e solicitarem uma reunião com a direção, se informarem sobre a verba disponível e as condições da merenda e, juntos criarem um cardápio melhor para todos. A pichação, as carteiras quebradas, a sujeira no pátio e outras atitudes causadas pelos próprios alunos poderiam ser resolvidas com um trabalho de conscientização dos alunos feito pela coordenação, professores, técnicos adm e estudantes. São apenas idéias. Abraços para tod@s.

    ResponderExcluir